GeoWeb

Design e Tecnologia.

USP é a 38º no Webometrics Ranking of World Universities

Na segunda edição de 2009 do Webometrics Ranking of World Universities, a USP (Universidade de São Paulo) se encontra em 38º no ranking. Uma fantástica subida de 49 posições, já que em janeiro desse ano ela se encontrava em 87º lugar.

Entre as latino americanas a próxima universidade que aparece é a Universidad Nacional Autónoma de México em 44º lugar, seguido pela UNICAMP em 115º,  Universidade Federal de Santa Catarina em 134º e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 152º lugar.

O Webometrics Ranking of World Universities considera os conteúdos disponibilizados na internet, especialmente os relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico. O ranking é composto por 6.000 universidade de todo o mundo, com base na avaliação total de 17.000 universidades.

Ranking USP

Com base nessas duas últimas edições do ranking, desde Janeiro desse ano comecei a monitorar também a criação de conteúdo dentro do domínio usp.br. A minha pesquisa é puramente sobre a quantidade de páginas de conteúdo gerada que o Google consegue indexar.

30 janeiro de 2009

Total de 1.620.000 páginas indexadas pelo Google no domínio usp.br

Aqui a primeira dificuldade, os sites da USP (escolas, faculdades, bibliotecas, unidades) estão espalhados por centenas de servidores, do qual eu não tenho acesso a totalidade desses domínios.  Dai a partir do  portal da USP fui filtrando todos os sub domínios que encontrei, dessa forma consegui chegar a 95,21% (1.542.482) de todas as páginas.

Desse total listo abaixo os 10 maiores sites com conteúdo indexado pelo Google.

usp_janeiro_2009

Quando fiz esse levantamento fiquei impressionado com o Stoa em primeiro lugar. Pra quem não conhece, o Stoa é um ambiente colaborativo  pra usuários da comunidade USP (professores, alunos, funcionários, etc..) e hoje conta com 11.720 usuários segundo o próprio site. Esse resultado mostra claramente a importância das mídias sociais e de seu poder de gerar conteúdo e informação.

A minha outra surpresa foi a ausência de algumas grandes unidades no topo desse ranking. Acredito que grande parte do conteúdo produzido hoje dentro da universidade, muitas vezes não chega a ser veiculado via web. Essa é uma preocupação importante pra se pensar, já que  é uma grande falha na distribuição do acesso a informação que poderia estar disponível na web e poderia ser acessada por todos.

27 de Agosto de 2009

Total de 1.700.000 páginas indexadas pelo Google no domínio usp.br

Desse total consegui encontrar 96,33%  das páginas ou seja 1.637.686.  Abaixo os 10 maiores sites com conteúdo indexado pelo Google.

usp_agosto_2009

Apesar de 80 mil novas páginas indexadas nos últimos seis meses esse resultado teve uma coisa muito estranha que foi a queda na indexação de milhares de páginas pelo Google. Por exemplo o caso do IAG (Instituto Astronomia Geofisica) que em janeiro tinha 171.000 páginas indexadas e hoje mostra apenas 29.500, onde foram parar 141.500 páginas? Difícil responder o que causou isso, links quebrados, mudança de servidor ou domínio, aprimoramento da ferramenta do Google. Pretendo tentar descobrir a causa dessa desindexação.

Futuro

Pretendo continuar monitorando esses dados e quem sabe no futuro poder transformá-la em um tese de mestrado e poder acrescentar mais informações relevantes como estatísticas de indexação, conteúdo, técnicas de SEO (Search Engine Optimization), etc… Trabalho aqui na USP e cuido do design e tecnologia do portal desta universidade (www.usp.br). Esse é um projeto de pesquisa pessoal com o objetivo de ajudar a entender melhor como funciona os mecanismos de pesquisa e indexação da internet.

Comments

comments