GeoWeb

Design e Tecnologia.

Você desempregado aos 50 anos

Aposentado?? Que nadaNunca dei muita bola pra aposentadoria ou mesmo pra previdência privada, acho que sempre neguei esses valores por parecer algo muito distante. Hoje praticamente tenho 32 (nesse momento que escrevo esse artigo ainda tenho 31 eba!!) e dai ouvindo a coluna do Max Gehringer (ouça aqui) pela rádio CBN me caiu à ficha que o futuro não está assim tão distante. Pior, o futuro pode ser que não seja tão tranquilo quanto gostaria.

Segundo Max atualmente existe no mercado 30 milhões de pessoas trabalhando em empresas privadas, daqui a 15 anos as projeções indicam que deverão existir 30 milhões de brasileiros com mais de 50 anos. Traduzindo em miúdos deverão existir 30 milhões de veteranos (os com mais de 50) no mercado sem considerar os novos funcionários da área.

Teremos uma saturação por idade no mercado de trabalho, já imaginou você com 50 anos concorrendo a uma vaga de Web Designer, webmaster, programador ou analista, concorrendo com um garoto de 18 anos que provavelmente já programa desde os 7. Não é o melhor cenário para alguém que começa a pensar em uma aposentadoria.

Em países mais desenvolvidos a maneira como foi solucionado parte desse problema, foi à criação de grupos de profissionais que prestam consultoria no ramo de suas atividades. Esses profissionais se reúnem e prestam seus serviços como uma grande cooperativa. Isso acaba beneficiando a empresa que os contrata, pois estes profissionais não custam os valores absurdos cobrados por grandes consultorias.

Segundo Max Gehringer esse tipo de consultoria é praticamente inexistente no Brasil e talvez seja o momento de começar a pensar em algo desse tipo. No futuro concorrendo a uma vaga, provavelmente você será escolhido primeiro (para entrevista claro), afinal os mais velhos tem sempre a preferência.

Comments

comments