GeoWeb

Design e Tecnologia.

Adobe lança Flex Builder 3 e AIR no Brasil

Hoje (25/03/08) fui no evento da Adobe, do lançamento do Flex Builder 3 e do AIR no Brasil. O evento aconteceu aqui em São Paulo no Crowne Plaza Hotel, e contou com a presença do Ben Forta, Adobe Systems Inc’s Senior Technical Evangelist, amanhã acontecerá evento semelhante em Brasília e no dia 27 no Rio de janeiro.

Adobe lança Flex Builder 3 e AIR no Brasil

O evento em si foi muito rápido, não deu tempo de uma apresentação mais detalhada de todo o potencial de ambos os programas, mas já deu pra conferir sobre o que cada um veio e seus objetivos.

O Flex Builder 3 é uma ferramenta de programação baseada no Eclipse, pra criação de aplicativos RIA (Rich Internet applications), com a saída do arquivo em um pequeno SWF que pode ser rodado por qualquer plugin do Flash. Pra ser ter noção do poder do Flash foi falado no evento que na segunda-feira o Flash se tornou o arquivo mais baixado (download) do mundo e que está presente em 98% dos computadores do mundo.

Com o Flex Builder a Adobe aparentemente separou bem a parte de programação de um projeto da parte de layout, lógico que ambos continuam trabalhando juntas mas de forma separada. O programador pode fazer todo o desenvolvimento dentro Flex e ter o layout todo modificado de forma externa via CSS. Pro lado do designer isso ainda ficou mais fácil, com um plugin diretamente no Photoshop CS3, você pode fazer todas as mudanças de um estado do botão e exportar os pngs pra pasta certa que está pronto o trabalho, sem precisar passar pelo Flash ou mesmo o Flex.

Veja aqui um exemplo de como programar no Adobe Flex Builder 3.

Já o novo software AIR, vem pra suprir uma velha necessidade dos softwares da Adobe Macromedia, a criação de aplicativos desktops. Com o Air, você pode fazer seu projeto em Flex ou mesmo Flash, Dreamweaver(html), pdf, etc.. e depois transformar tudo isso em um aplicativo desktop compatível com Windows, Mac, Linux, etc… E o melhor pode rodar banco de dados localmente no cliente enquanto o mesmo encontra-se Offline e depois submeter tudo quando ele estiver Online. Com o AIR é possível checar se a versão Online é mais atual que a local e baixar novas versões ou vice-versa. A quantidade de aplicações pra isso é gigantesca.

Veja aqui algumas aplicações feitas com Adobe Air.

Comments

comments