GeoWeb

Design e Tecnologia.

Fotos de 1988 e 1987 – Greve Geral e Manifestações no Rio de Janeiro

Com a reeleição do senador José Sarney para presidente do senado, me fez lembrar de umas fotos antigas que consegui “salvar” aqui na USP.

Lembro que quando achei as fotos estava bem no auge da campanha #forasarney e achava aquilo engraçado essa nova forma de manifestação. Dar uma twittada com a hashtag #forasarney e achar que  cumpriu seu papel de “manifestante” politicamente correto. Não que  não seja válida, apenas acho simplista demais.

Fora Sarney – Rio de Janeiro – 26/06/1987 – Agência Folhas – Paulo Whitaker

Quando não existia twitter as manifestações eram assim no Brasil ;). Hoje no Egito também é assim.

Terminal Rodoviário – Greve Geral – Rio de Janeiro – 20/08/1987 – Agência Folhas – Paulo Whitaker

CSN – Companhia Siderúrgica Nacional  – Greve Geral – Volta Redonda – RJ – 09/11/1988 – Agência Folhas – Homero Sergio

Essa foto da Greve Geral de 1988 em especial me emocionou muito tê-la encontrado. Nessa época tinha apenas 11 anos e morava em Volta Redonda – RJ. Meu pai junto com outras centenas de trabalhadores ficaram trancados dentro da  CSN cercados pelo Exército e a PM. Na época eu lembro de minha mãe juntando cobertor e comida pra levar pra ele que estava trancado lá dentro. Eu nunca tive a noção de como aquilo ali foi tão tenso até ver essa foto e imaginá-lo no meio dessa multidão com um tanque apontado para você. Isso me dá muito orgulho dele (mais ainda), em ver que  passou por tudo isso pra trabalhar e sustentar sua família.

Comments

comments