GeoWeb

Design e Tecnologia.

O Número de Dunbar

Abaixo reproduzo o texto do Tiago Dória, sobre o número de Dunbar, conforme ele mesmo explica  é uma teoria segundo a qual o número de indivíduos com os quais podemos estabelecer uma relação não pode passar de 150. E mais adiante ele explica que dentre esse 150 (ou 120), nós respondemos a apenas 7 indivíduos, esse seria o seu círculo de amizade mais próximo.

Curiosamente são muitos os amigos, mas pra mim existe esse pequeno grupo de 7 pessoas, que são o grupo de amizade mais próximo, sem por nem tirar, a teoria funcionou perfeitamente pra mim.

– – – – – –

Número de Dunbar na Facebook

crowd

Número de Dunbar é uma teoria segundo a qual o número de indivíduos com os quais podemos estabelecer uma relação não pode passar de 150. Essa limitação existiria devido a própria capacidade do cérebro humano de lidar com a complexidade das relações pessoais.

Alguns moderadores de comunidades online, empresas, escolas e organizações militares utilizam essa regra. Limitam o número de uma equipe ou comunidade a 150 membros. A rede social aSmallWorld, o “Orkut para ricos”, por exemplo, trabalhava em cima dessa teoria. Em uma época, impediu a entrada de novos usuários (redes sociais menores tem mais valor).

O que existia até pouco tempo era o mito de que, por meio das novas tecnologias (plataformas de redes sociais), o homem conseguiria superar essa limitação do Número de Dunbar e poderia gerenciar mais do que 150 contatos.

Mas um artigo publicado na revista The Economist contradiz isso. Em uma pesquisa feita na rede social Facebook pelo sociólogo Cameron Marlow, descobriu-se que um usuário médio consegue estabelecer uma relação estável com no máximo 120 contatos dentro do site.

“Uma pessoa com 120 amigos geralmente responde aos posts de somente 7 desses contatos”

Outra conclusão é que, mesmo em ambientes online, comunicamos com o mesmo círculo pequeno e estável de pessoas de sempre. O que ajuda a corroborar a idéia de que, em plataformas como Facebook, reforçamos mais laços que já temos no “mundo offline” do que criamos novos contatos.

Como deixou claro Mark Zuckerberg, co-fundador da própria Facebook, em sua histórica entrevista à revista Time, o online é mais potencializador do offline que qualquer outra coisa.

Crédito da foto: gaspi

Comments

comments