GeoWeb

Design e Tecnologia.

Crise favorece software livre, diz Gartner

De acordo com a pesquisa da Gartner, nem todo mundo está desesperado com a crise, muitos estão até bem felizes. Fonte: Info.

Crise favorece software livre, diz Gartner

SÃO PAULO – Uma análise do Gartner aponta que 85% das companhias globais já usam software livre. Demais 15% dizem que adotarão soluções abertas em até cinco anos.

Uma pesquisa feita pelo Gartner junto a 274 companhias na Ásia, Europa e América do Norte aponta que a adoção do software livre está presente em 85% delas. A minoria que ainda não adota soluções abertas admite recorrer ao software livre em algum momento do próximos 5 anos.

A adoção do software livre não significa que as empresas vão abandonar soluções proprietárias, mas fazer ambos modelos conviverem na infra-estrutura de TI. O estudo diz que o aprofundamento da crise global e a pressão sobre os departamentos de TI para reduzir custos favorecem o software livre.

Apesar disso, lembra nota do Gartner, “é importante lembrar que não é porque algo é de graça que não vai custar nada”, diz o instituto em alusão aos custos de migração, suporte e manutenção de soluções baseadas em Linux.

O mesmo estudo faz uma advertência em relação ao uso de aplicativos proprietários nos PCs dos funcionários. Segundo o Gartner, 69% das companhias que adotam tanto soluções em código aberto quanto aplicativos proprietários não têm políticas fortes o suficiente para controlar a instalação/desinstalação de aplicações nas máquinas de seus colaboradores.

Essa falha, diz o Gartner, favorece a infração de licenças de uso, o que pode eventualmente render multas às companhias mais desatentas.

Comments

comments