GeoWeb

Design e Tecnologia.

Guerra dos Browsers – IE x Chrome x Firefox – Qual é o mais utilizado?

| 2 Comments

Aqui estou eu com mais um projeto web chegando aos finalmentes, numa correria insana, quando me dei conta que ontem não conferi o projeto no IE. Isso mesmo no geral fico olhando em ambos os browsers ao mesmo tempo IE, Chrome e Firefox. Mas ontem, a coisa estava indo, tava legal desenvolver, o trabalho fluia bem, tudo parecia certo e eu me esqueci de abrir o IE…

A partir dai já ferrou meu dia, concertar os CSSs nas mil versões do IE é F****. No IE a Microsoft tem uma ferramenta chamada Microsoft Expression Web 4, pra você ver o seu site nas variações do IE. Se eu fosse a Microsoft teria vergonha de ter uma ferramenta dessas. Você tem que usar um software pra ver como seu site vai ficar em cada uma das versões do seu próprio navegador. Isso é bizarro….

Bom, pensei comigo deixa eu dar uma olhada no Analytcs e ver com que browser os usuários comuns estão navegando. Por um momento tive esperança que a coisa já poderia ter virado e o IE não passasse de um navegador ultrapassado que ninguém mais usa. Doce ilusão.

Os percentuais abaixo são do portal da USP (www.usp.br). Temos uma boa amostragem de trafego de usuário comum e é dispensável apresentar a importância da universidade em nível global. Basta uma busca no Google.

 

Navegadores mais utilizados em setembro/outubro de 2011.

Aqui veio a grande surpresa o Internet Explorer (com 46,29%) ainda tem praticamente o dobro de seus concorrentes mais expressivos: Chrome 27,33% e Firefox 21,34%.

Percentual do Navegador Internet Explorer

Um dado animador. O Internet Explorer 6 está morto com 2,01% Aleluiaaaaaaaaaaaa!!! A versão 8 do IE domina com 71,19%

Percentual do Navegador Chrome

O Chrome rápido como só ele, ultrapassou o Firefox e aparece em segundo lugar. Aqui veio a esperteza Google com suas atualizações automáticas e em background mantendo praticamente todo mundo atualizado por quem utiliza o navegador.

 

Percentual do Navegador Firefox

O pessoal do Mozilla comeu bola com o Firefox e agora correm atrás do prejuízo. Depois de longos anos com hiatos gigantescos entre uma atualização e outra o Firefox caiu pra terceiro lugar. Os dados abaixo demonstram bem o tiro no pé. Em primeiro a versão 6 com 39,29% seguido pela versão 7 e a 3.6 com praticamente 10%. Como é que pode algo assim.

Bom agora só me resta voltar pros códigos HTMLs e CSS pra ajeitar os layouts… Como diria a hiena Hardy – “ó vida ó azar”.

Comments

comments

2 Comments

  1. A Mozilla ‘resolveu’ o problema do hiato das atualizações do pior jeito: lançando um monte de atualizaçãozinha quase todos os dias. E todas tendo que ser instaladas “manualmente”. Aí toda vez que abre o browser ele pede pra atualizar alguma coisa. E nessa alguns complementos vão pro espaço.

    Estão ficando pra trás mesmo. Quem diria. Mas por enquanto o Firebug funciona melhor nele (tive problemas com ele no Chrome), então, continuo usando pra testes. Pra navegação o padrão já é o Chrome há anos. 🙂

  2. Anderson, Aqui a mesma coisa eu nunca atualizo antes que o Firebug e a barra do Web Developer esteja funcionando. 🙂

    abs

Leave a Reply

Required fields are marked *.