GeoWeb

Design e Tecnologia.

Internet via PLC – A Internet na tomada elétrica

| 30 Comments

A internet via PLC – a internet via rede elétrica –  é uma das promessas tão antigas quanto à do WiMAX, parece que finalmente começaremos a ter mais opções de acesso à internet em alta velocidade. Um detalhe importante nessa nova formas de conexão é o problema da instalação.

Li no jornal O Estado de São Paulo, onde falava sobre os testes que a AES Eletropaulo vem fazendo da tecnologia PLC . O detalhe é que a Eletropaulo não quer comercializar diretamente o serviço, ou seja, ele será terceirizado (logo mais taxas), o outro ponto é que o foco dos clientes são prédios, condomínios, edifícios.

Assim como a internet via rádio, o foco deles é colocar um “roteador” na entrada do sinal do condomínio e fazer a distribuição. Para os usuários individuais ainda vai demorar pra conseguir adquirir o serviço sozinho. Já no caso dos prédios as coisas nem sempre são tão simples, tem as “brigas” de condomínio pra se conseguir um número ‘x’ de clientes pra ter o serviço, etc…

Abaixo segue a matéria da revista Época sobre a conexão e clique na imagem pra ver a comparação que a revista fez entre os diversos tipos de internet disponível no Brasil. Vale uma correção na matéria, a revista afirma que só a empresa Neovia comercializa WiMAX, sendo que eu mesmo possuo um plano WiMAX da Embratel.

cabo x wifi x 3g x radio x wimax x plc

Internet na tomada

Essa opção está sendo oferecida por companhias elétricas. Vale a pena?

Até o final deste ano, os usuários de internet do Brasil poderão contar com uma nova maneira de se conectar: a tomada. No mês de abril, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou uma regulamentação que libera a internet rápida por meio da eletricidade. A tecnologia é conhecida como PLC, sigla em inglês para comunicação pela linha elétrica. Esse pode ser um grande passo na expansão da banda larga no Brasil, pois a rede elétrica alcança quase todas as regiões do país. E, para quem já tem outra forma de acesso, vale a pena trocar?

A resposta depende de suas necessidades. A principal vantagem da tecnologia pela tomada é a existência de rede elétrica em quase todos os lugares. Por isso, não é necessário que técnicos instalem fiações de telefone ou cabos de TV na casa dos usuários. Depois que o sinal da conexão é liberado, basta conectar um modem específico a qualquer tomada da casa para que aquele ponto de energia se transforme também num ponto de conexão à rede de computadores. O modem é portátil. Parece um desses carregadores de bateria de celular. Pode ser trocado de tomada conforme a necessidade do usuário, uma flexibilidade que não existe na internet a cabo ou por telefone. Em testes fechados que a AES Eletropaulo Telecom está realizando em 150 domicílios de São Paulo, a conexão por rede elétrica tem registrado boas velocidades tanto para baixar quanto para transmitir arquivos (compare no quadro abaixo) .

A ideia de usar a rede elétrica para transmitir informações é surpreendentemente antiga. Nos anos 1930, algumas companhias de energia japonesas começaram a pesquisar como usar os próprios fios para levar os dados sobre o consumo de energia a cada residência, para facilitar o monitoramento e a cobrança. Pelas dificuldades técnicas, apenas um volume de dados pequeno podia ser transmitido. A tecnologia avançou nos últimos dez anos, graças a pesquisas feitas principalmente pela companhia estatal de eletricidade da França e pela empresa de comunicação suíça Ascom. Hoje, a tecnologia é mais difundida nos Estados Unidos, na Espanha, na França, na Índia e na China. Só no ano passado, foram vendidos 5 milhões de adaptadores para internet na tomada no mundo.

Para Teresa Vernaglia, diretora-geral da AES Eletropaulo Telecom, essa pode ser uma opção para alcançar uma parte da população brasileira que não é atendida pelos serviços existentes hoje – que vão desde conexão por satélite para lugares remotos até o WiMax, distribuído coletivamente por grandes antenas na rua em alguns centros urbanos. “Apesar de existirem todas essas tecnologias, ainda temos no Brasil, em geral, dificuldade de acesso a banda larga”, afirma Vernaglia. Segundo dados do Ibope Nielsen Online, apenas 15% da população tem internet de alta velocidade em casa. Entre os serviços disponíveis hoje, os principais são a linha telefônica e o cabo, que somam mais de 90% dos usuários. Ambos dependem da instalação de redes próprias para comunicação, o que exige investimento pesado em infraestrutura para expandir a abrangência dos serviços. É com essas opções que a internet pela tomada deverá concorrer.

Por outro lado, a linha elétrica é compartilhada entre os usuários. Isso significa que, quanto mais pessoas estiverem conectadas ao mesmo tempo, menor será a velocidade da internet. Além disso, a conexão também pode sofrer interferência de outros aparelhos ligados na rede elétrica. A velocidade pode cair se você ligar um secador de cabelo, por exemplo. Segundo Vernaglia, a empresa testou filtros que impedem essa interferência. A eficácia do sistema só poderá ser verificada quando um número maior de usuários domésticos comuns optar pela tecnologia. Por enquanto, são apenas testes. Nem a Eletropaulo nem a Copel, companhia elétrica do Paraná, que também vai oferecer o serviço, sabem ainda quais serão as velocidades e os preços para esse tipo de conexão. Se as condições forem competitivas, essa forma de conexão poderá massificar o acesso à internet de banda larga no Brasil.

Comments

comments

30 Comments

  1. Gostaria muito de ser um dos primeiros a esta conexão Banda Larga pela tomada de minha casa. Por favor não dexem de contactar-me.

  2. quero que vem o mais rapido possivel, porque os menos favorecidos vai ter com ter uma internet………….

  3. quero essa técnologio o mais rapido pusivel em minha casa!

  4. Eu como radioamador estou aqui deixando meu protesto contra plc pois traria muita interferencia na rede eletrica e interfiria na comunicação de hf pos são frequencias baixas que pegam muita interferecia da rede eletrica então eu estou pedindo a ajuda de todos para fazer um abaixo acinado para entrar em recurso na anatel então eu pesso que todos que forem a favor do meu protesto mande um Email com nome e endereço para eu fazer o maior numero de coleta de assinaturas para entrar com o recurso contrar PLC

  5. Por favor Rubens pare de falar asneira com meu nome e indicativo.Tente ser útil, tente pelo menos arrumar um emprego e se ocupe na vida ao invés de ficar falando merda atrás de um computador.Pelo menos corrija este português de semi-analfabeto seu ok .Alexandre.

  6. Por favor, ”vê” se libera esse PLC aqui na Freguesia do Ó, Zona Norte da cidade de São Paulo logo vai? Valeu !!!
    11-8725 3133*tim.

  7. DOUTOR JEVERSON ALVES BARROS PREFEITO DE TRINDADE

  8. DOUTOR JEVERSON ALVES BARROS GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS

  9. Doutor Jeferson ALves Barros
    Prefeito DeTrindade

  10. Doutor Jeverson ALves BARROS
    PREFEITO de trindade

  11. Doutor Jeverson ALves BARROS PREFEITO DE TRINDADE

  12. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade 15/02 /2017
    Hora 13:54

  13. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    18/02/2017
    Hora. 01:19

  14. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    24/02/2017
    Hora. 22:16

  15. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    Hoje 25/02/2017
    Hora. 22:44

  16. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    HoJe 27/022017
    Hora23:39

  17. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    HOJE. 28/02/207
    HORA 00:33

  18. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    HOJE. 28/02/2017
    HORA. 00:35

  19. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    Hoje. 28/02 2017
    Hora. 20:40

  20. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    Hoje. 02/03/2017
    Hora. 21:41

  21. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    Hoje. 04/03/2017
    Hora 21:52

  22. Doutor Jeverson Alves Barros Prefeito de
    Trindade
    Hoje. 08/03 /2017
    Hora 21:43

  23. Doutor Jeverson ALves Barros Prefeito DeTrindade
    Hoje. 11/03/2017
    HORA. 22:29

  24. Doutor. JEVERSON ALVES BARROS PREFEITO DETRINDADE
    HOJE. 17/03/2017
    Doutor jeverson Alves Barros Prefeito Trindade hoje 17 do 3D 2017 horas 9:34 ao vivo diretamente de Trindade

  25. Doutor Jeverson ALVES Barros Prefeito De Trindade
    Hoje 26/03/2017
    Hora. 23:36

  26. Doutor Jeverson ALVES Barros Prefeito De Trindade
    Hoje. 28/03/2017
    Hora. 14:57

  27. Doutor Jeverson ALVES Barros Prefeito de Trindade
    Hoje 11/05/2017
    Hora. 13:58

  28. Doutor Jeverson Alves Barros Prefeito de Trindade
    Hoje 14/05/2017
    Hora. 2036

  29. Doutor Jeverson Alves Barros Prefeito de Trindade
    Hoje. 14/06/2017
    Horário 21:57

Leave a Reply

Required fields are marked *.