GeoWeb

Design e Tecnologia.

Tutorial: Como dividir um MP3 (MP3 split)

Muitas vezes já precisei dividir um mp3 em vários pedaços, e um dos problemas foi qual ferramenta usar. Sempre uso o Audacity para edição de áudio, porém como um amigo me disse “é usar um elefante pra matar uma formiga” dependendo da situação.

Uma busca no Google por “mp3 split”, vem centenas de softwares de qualidade duvidosa com spywares, malware, etc.. uma maneira então de refinar tudo isso, é buscar softwares da seguinte forma:

mp3 split site:sourceforge.net

Pronto você vai buscar o programa que deseja dentro do repositório do site SourceForge.net, que é um dos maiores se não o maior repositório de softwares livres (open source) do mundo.

Vamos ao que interessa!

1. Feita a busca vem o software mais óbvio MP3Splt, baixe a versão conforme seu OS.

2. Baixe também o MP3player SnackAmp, versão Beta 3.1.3. Esse player é necessário pois ele funciona como Frame Server, você vai ouvindo por ele e fazendo as marcações dos pontos de corte.

3. Após instalar o SnackAmp, você precisa habilitar a API para que ele possa ser controlado pelo MP3Splt. Vá em:
Tools » Preferences » Miscellaneous » Marque a opção Enable Socket Interface.

4. Abra o MP3Splt, clique em Browser e depois Connect.

5. De um play e comece a ouvir o mp3. Você pode avançar pela barra de slice, e vá clicando em Add Split points nos lugares que deseja.

6. Vá na guia Splitpoints, e dê os nomes que deseja aos arquivos já cortados.

7. Finalmente vá em Preferences, nas guia Split onde você pode indicar a pasta de saída dos arquivos. Pronto agora é só clicar no botão !Split.

Arquivo CDDB e CUE

8. Esse é um passo adicional e uma excelente opção pra quem baixa CDs “Nonstop mix:yes”. Normalmente esses CDs por serem um CD inteiro em uma única faixa, ele vem com um desses arquivos anexo( CDDB ou CUE). Esses arquivo informam todas as marcações de tempo de cada faixa bem como nome, autor, etc…

9. Adicione normalmente o mp3, vá na guia cddb&cue depois:
Browse .cue file » Adicione o arquivo .cue depois aperte o botão » Add cue splitpoints. Pronto agora é só clicar no botão !Split, e você terá todas as faixas divididas automaticamente.

Comments

comments