GeoWeb

Design e Tecnologia.

USP em 87º lugar em ranking web das universidades

Saiu no G1, a USP –  Universidade de São Paulo foi considerada a 87ª melhor universidade do mundo relacionado ao conteúdo disponibilizado na Internet. Como trabalho no depto. de internet  do portal da universidade, isso traz uma grande satisfação a divulgação desse resultado. Mostra que de alguma forma a universidade tem caminhado no sentido certo para divulgação do conhecimento científico.

– – –

Conteúdo web da USP coloca universidade em 87º lugar em ranking

A USP foi considerada a 87ª melhor universidade do mundo pelo Webometrics Ranking of World Universities, que considera os conteúdos disponibilizados na internet, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico.

Das 500 instituições citadas pelo ranking, a USP, que registrou o crescimento de 26 posições em relação à lista divulgada em julho de 2008, está classificada em primeiro lugar dentre as universidades brasileiras.

A USP também aumentou em dez a sua posição entre os 300 repositórios pesquisados no mundo. Nesta segunda edição, o Ranking Web of World Repositories coloca a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade na 76ª posição.

Ambas as pesquisas, que são uma inciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), órgão espanhol de pesquisa pública, são divulgadas duas vezes por ano, em julho e em janeiro. Mais de 16 mil instituições de ensino superior pelo mundo foram analisadas.

Mais importantes

Atualmente, os rankings mais importantes são os do Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University, criado em 2003, e o do The Times (2004). Na última edição do Shanghai University (2007), que classifica as 500 melhores universidades do mundo, a USP ficou na 128ª posição. O índice do The Times é formado pelas 200 instituições acadêmicas de maior relevância mundial. Nesse, a Universidade de São Paulo ficou em 2008 no 196º lugar.

Comments

comments