GeoWeb

Design e Tecnologia.

Serviços 3G não funcionam, diz Idec

| 6 Comments

O Idec – Instituto de defesa do consumidor, confirmou o que todos nós já sabíamos: Serviços de Banda Larga 3G não funcionam e as operadora não trabalham de forma transparente mostrando pro consumidor a roubada que ele está se metendo.

• O velocidade nunca chega no limite prometido.
• A conexão nunca é ilimitada conforme o prometido.
• A área de cobertura é muito menor do que a divulgada.
• O serviço de atendimento nunca resolve seus problemas.
Pare de sofrer e reclame na Anatel.

Veja abaixo o resto da reportagem da info.

Serviços 3G falham com usuário, diz Idec

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) apresentou um estudo, hoje, sobre os serviços de banda larga 3G oferecidos por Vivo, TIM, Claro e Oi em São Paulo.

Segundo o Instituto, estes serviços apresentam diversos problemas, como velocidade irregular e falta de transparência nas negociações entre consumidor e prestador de serviço.

Ao analisar as vendas de 3G, o Idec apontou que as teles não fornecem com clareza informações sobre as instabilidades a que o 3G está exposto e informações importantes sobre a qualidade do serviço são informadas apenas no contrato de venda. Para o Instituto, falta transparência nestas negociações.

O Idec também apontou a ausência de regras claras para as operações 3G, que deveriam ser definidas pela Anatel. A falta de uma regulação mais objetiva deixaria os consumidores desprotegidos.

O instituto concentrou suas críticas, no entanto, nos problemas de velocidade que os produtos 3G apresentam, já que frequentemente os usuários têm acesso a uma velocidade real muito abaixo da velocidade contratada.

Para a advogada do instituto, Estela Guerrini, as teles se eximem de responsabilidade por meio de cláusulas contratuais que definem como velocidade mínima assegurada apenas 10% da banda contratada.  Segundo o Idec, estas cláusulas são abusivas e visam transferir para o consumidor a responsabilidade por não ter um bom serviço.

Na opinião de Estela, as empresas de telefonia vendem mais acessos do que são capazes de atender e, depois, justificam seus problemas alegando distância do usuário em relação à antena da operadora e número excessivo de usuários conectados ao mesmo tempo na mesma região.

Foto by Chreriksen

Comments

comments

6 Comments

  1. Pingback: Segundo o IDEC, os serviços 3G não funcionam… | rodrigostoledo.com

  2. Oi, George.

    Adorei as dicas que li até agora.
    Aqui na Bahia conexão é um sofrimento. Na minha região só pega 3G e rádio. A Oi cancelou as vendas para o Velox e só oferecem a 3G.

    Eu estou penando há 1 ano com a TIM Web. Não dá pra trocar por outro serviço a não ser discada pelo Oi.
    Nos 3 primeiros meses tudo lindo. Depois fui recebendo as punições por causa da taxa de download mensal.
    E nos 2 últimos meses a conexão 3G desapareceu e só tenho acesso pelo 2G.

    Reclamei e a atendente disse que nunca houve sinal 3G para minha região. Como sempre gravo todas as conversas para qualquer SAC, coletei todos os absurdos já ditos pelas atendentes da TIM e dei entrada na pequenas causas.

    Estou no aguardo da GVT, que até então anda satisfazendo os usuários daqui de Salvador.

  3. Realmente, 3G ainda é um lixo! Pagamos valores absurdos e temos um péssimo serviço. Depois de muita luta na justiça consegui enfim quebrar meu contrato com a Claro 3G sem pagar multa; ainda aguardo a sentença do juiz sobre o que deverá ocorrer quanto ao resto do processo.
    Dei entrevista para o jornal HOJE EM DIA, e saí em uma matéria sobre 3G. Leiam a matéria na integra: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/economia-e-negocios/lentid-o-p-e-banda-larga-no-topo-das-queixas-1.50875

  4. Ola Pessoal!!! Aqui é o JUSTICEIRO e vou encinar vcs a agir em favor próprio contra essas OPERADORAS DE 3G FALSAS que só enganam o povo Brasileiro, lá vai essa dica, e que se todos se empenharem em fazer, nós acabaremos com esse descaso que as OPERADORAS DE INTERNET 3G FALSAS tem com os clientes, se você quiser que seu problema seja resolvido, aproveite essa “dica” e siga os seguintes passos:

    Passo 1: Tenha caneta e papel para anotar o número do protocolo referente a sua reclamação (algumas já informam no início do atendimento).

    Passo 2: Ligue para para o serviço de atendimento da sua operadora (caso não saiba o número correto, acesse o site: http://www.vainow.com/mitos.html

    Após relatar seu problema ao atendente e ouvir atentamente o prazo que ele (ou ela) vai estipular para que seu caso esteja resolvido, exija o nome dele (ou dela) e peça para confirmar o número do protocolo da sua reclamação.

    IMPORTANTE: Escreva ao lado do número do protocolo o nome do atendente, o dia e o horário em que você fez a reclamação. Aguarde o prazo (no máximo 72 horas). Caso não resolvam seu problema, execute o terceiro passo.

    Passo 3: Ligue para a ANATEL (disque 133 de qualquer aparelho, fixo ou móvel) e escolha “registrar uma reclamação”. Asssim que for atendido relate seu problema em “poucas palavras” e diga que gostaria de deixar “registrada sua queixa”.

    O atendente da ANATEL vai solicitar seus dados completos e dois números para contato, além do número do protocolo de sua reclamação feita junto a sua operadora (conforme o Passo 2).

    Pronto. Você acaba de criar “uma dor de cabeça” para sua operadora, pois quando você faz uma série de reclamações, eles vão te informando os números de protocolo e “dando baixa” como caso resolvido (já trabalhei em uma delas e conheço todo o processo).

    Por isso que você tanto reclama e ninguém toma providências, pois para os executivos e acionistas (que são os que mais observam esses dados) a empresa está “excelente”, pois 99% dos problemas dos seus usuários estão sendo “resolvidos”.

    Mas quando você abre um protocolo de reclamação na ANATEL, sua reclamação fica no sistema deles como “pendente” e eles têm até “cinco dias úteis” para dar uma solução ao seu caso.

    Fique tranquilo que sua operadora vai ligar pra você, mas agora a situação é inversa, pois só você e, somente, VOCÊ tem o poder de aceitar ou não a solução que sua prestadora está dando ao seu caso. Em outras palavras: você está no “comando”.

    Se você não aceitar a solução/proposta, sua prestadora não consegue “fechar” aquele protocolo de reclamação que você abriu na ANATEL e se começar a acumular “registros pendentes”, o CONSELHO DE ACIONISTAS da sua operadora vai começar a exigir dos diretores e executivos que resolvam e estipulam metas a serem cumpridas, senão eles perdem “o emprego”, entendeu?

    OBSERVAÇÃO: Saiba que se você decidir mover uma ação contra a sua operadora (Varas Cíveis do Fórum de Justiça de sua cidade ou JEC) precisará desses dois dois protocolos (da prestadora e da ANATEL) para obter sucesso e ganhar a causa. Portanto, não perca seu tempo ligando “dezenas” de vezes para sua operadora – muitas vezes sendo mal atendido e humilhado por atendentes despreparados – e faça “apenas” DUAS ligações: Uma para sua operadora e outra para a ANATEL.

    IMPORTANTE: Como seu caso pode ser levado à Justiça, o magistrado poderá requisitar a gravação dos contatos efetuados. Então, nunca seja descortez, nem use palavras de “baixo calão”, afinal quem está do outro lado da linha é apenas um trabalhador como você.
    Tempo é dinheiro e nós pagamos as mais altas “tarifas” telefônicas (voz e dados) do mundo. Portanto, merecemos atendimento e serviço à altura dos preços que nos cobram.

    Aliás, se você quiser falar diretamente do seu celular, fixo ou até do “orelhão” pagando apenas seis centavos para qualquer cidade do Brasil ou do mundo (é mais barato que Skype), aproveite que lá no Vainow você encontrará detalhes de como ligar e economizar, acesse aqui: http://www.vainow.com/cartao.html

    Se todos fizerem como eu sempre faço (afinal trabalhei muitos anos na área e conheço as “facetas” dessas empresas), as operadoras treinariam melhor seus atendentes os “Call Centers” ficariam descongestionados, pois alguns ex-colegas na área de atendimento sequer sabiam abrir uma reclamação para o setor de engenharia..é sério!

    Boa Sorte E Tenha Fé Que Seus Problemas Se Resolverão!!!

  5. Ow parabns boa….
    deu certinho…
    eles colocaram na minha net ilimitado e agra to bxando uma musicas (ex: lady gaga)
    de 8 mb à 1minuto!!

    e até bixaram o preço da banda larga!!
    tava a R$ 69,00

    agra :R$ 49,00

  6. tenho um chip da vivo, a vivo oferece muito produtos e serviços mas muitos destes serviços,e produtos tem mal fucionamento,e muitos funcionam por um periodo depois ñ funcinam mais.você acha que
    as altoridade que se dizem copetentes ñ sabem
    disso, pergunta que ñ quer se calar, e ñ se calará
    porque não se faz justiça.pela lei todas elas a oi, a tim, e a vivo, já deveriam todos, terem sidos pressos, são varias provas, e testemunhas.
    eu tenho internet da vivo, pelo pacote de 9,90 .eles diminuem, a velocidade,alegando o
    que quiserem.eu poderia até sair,mas existem
    as provas do roubo, e bem ao vivo. pode ladrão
    prender ladão,mas eu creio na justiça divina e ela certamente virá.

Leave a Reply

Required fields are marked *.